ARQUIVO POR ASSUNTO

Mostrar mais

ARQUIVO POR DATA

Mostrar mais

O PCC e a derrota da Revolução de 1932.



O Primeiro Comando da Capital talvez tenha cometido o mesmo erro que a Aliança Liberal quando em julho de 1930 levou a população de São Paulo a pegar em armas contra o governo de Getúlio Vargas.

Assim como acontece hoje, o país vivia uma crise econômica e política nacional e o estado de São Paulo considerou que com apoio de alguns outros estados poderia dominar o cenário. O Primeiro Comando da Capital PCC 1533 em 2016 abriu várias frentes para avançar seu domínio no mercado nacional de drogas e armas, aproveitando a fragilidade econômica e política do país.

Há exatos 85 anos contou com aliados em outros estados e acreditou que dominaria rapidamente o país quase sem resistência, mas não foi o que aconteceu. No ano passado o PCC: fincou uma “cabeça de ponte” no Rio de Janeiro com o domínio da Rocinha com o apoio do ADA; eliminou Jorge Rafaat Toumani monopolizando o tráfico de armas e drogas pelo sul do país; e ampliou os acordos com outras facções declarando hostilidade ao Comando Vermelho CV.

A soma desses fatores deu a comunidade acadêmica e internacional a ideia de que o Primeiro Comando estaria prestes a monopolizar o crime organizado no Brasil, no entanto a história se repetiu. A elite paulista calculou mal seu poder, abriu várias frentes sem se preocupar com seu fortalecimento, contando com uma vitória rápida que não teve.

COMPAJ provou isso. A “cabeça de ponte” do PCC do Amazonas não tinha condições de se sustentar tão distante das forças principais, assim como a Rocinha está ilhada, e diversas áreas do país tem oponentes fortes. (veja o infomapa do site latercera.com)

Mesmo que uma contra-ofensiva da segunda segunda maior facção do país o Comando Vermelho já fosse esperado, a liderança do Primeiro Comando da Capital de certo não se preparou para a violência com que esse golpe foi dado. A terceira maior facção o Família do Norte FDN se uniu ao CV em um único dia eliminaram a presença do Primeiro Comando da Capital em todo território amazônico.

Se em um primeiro momento se aventou a participação das FARCs facilitando a reentrada do PCC na região, isso parece ser cada vez mais improvável, pois segundo informações do Ministério Público Federal Nelson Flores Collantes, conhecido como Acuário, que controla a "Rota do Tráfico dos Solimões", é a ligação entre as FARC e o FDN-CV deve se aliar a FCN-CV para evitar ter o mesmo destino que Jorge Raafad que controlava a “Rota do Tráfico do Paraguai”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estatuto do Primeiro Comando da Capital PCC 1533.

Cartilha do Primeiro Comando da Capital PCC 1533.

Dicionário - Regimento Disciplinar PCC

Quem são e o que fazem os disciplinas do PCC 1533?

Como se faz para entrar como membro do PCC.