Pular para o conteúdo principal

Últimas Notícias – PCC 1533

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS  facção PCC 1533

Primeiro Comando da Capital


25 de maio de 2020

Arte sobre imagem com Bolsonaro e os militares e um guilhotina
PCC 1533 Voltaire e a pesquisa

O uso de explosivos pelo Primeiro Comando da Capital
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ História do PCC — Métodos e costumes

Para entender o porquê de o Código Penal do PCC, a lei real do narcotráfico brasileiro, atrair tanto os garotos da classe média quanto os mais perigosos criminosos sul-americanos, William Henrique Silva e Caio Augusto Souza Lara se propuseram a pesquisar o tema.

É um orgulho para a Família 1533 ver sua ideologia se espalhar: a lei do certo pelo certo, na qual o errado é cobrado. No entanto, nem todos nos lembramos como tudo começou, mas foi mais ou menos assim, como eu, com a ajuda de Lavoisier, vou contar para você… (continua)

22 de maio de 2020

O uso de explosivos pelo Primeiro Comando da Capital
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa — Métodos e costumes

A organização criminosa Primeiro Comando da Capital só terá sua operações transnacionais inibidas se os EUA e o Brasil desenvolverem uma ampla parceria anti-crime para as Américas. Com o governo americano designando a facção PCC como uma organização criminosa transnacional, haverá amparo legal para a extradição dos principais líderes. — conclui o pesquisador americano Ryan C. Berg no estudo Breaking out: Brazil’s First Capital Command and the emerging prison-based threat, publicado pela American Enterprise Institute.

18 de maio de 2020

Facção PCC 1533 e o uso de explosivos

O uso de explosivos pelo Primeiro Comando da Capital
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Brasil
→ Organização Criminosa — Métodos e costumes

Primeiro Comando da Capital não executa grandes atentados terroristas, ao estilo das organizações criminosas de seu porte no restante do mundo, para não chamar atenção sobre si, atrapalhando os negócios — o fluxo segue suave.

Enquanto as facções aliadas Terceiro Comando Puro (TCP), os Guardiões do Estado (GDE) e o Bonde dos 13 (B13), e as facções inimigas cariocas buscam visibilidade midiática, o PCC procura as sobras fora das muralhas: na sociedade civil e na política.

Em sua origem, o grupo criminosos buscou e conseguiu notoriedade com os violentos ataques contra as forças de segurança pública em 2006, quando pararam São Paulo, no entanto, suas empreitadas terroristas com bombas foram um fiasco.

17 de maio de 2020


Contaminação de Covid-19 chega a Prisão de Palmasola
→ Agencia AFP

→ Bolívia
→ Sistema Prisional

A prisão de Palmasola é o destino dos integrantes do Primeiro Comando da Capital na Bolívia. A penitenciária que fica na província de Santa Cruz tem capacidade para 1.700 internos e atualmente está ocupada por 7.000 presos.

A contaminação foi confirmada pelo governo que afirmou que há pelo menos dois mortos pela doença e que enviou uma força tarefa com médicos e sanitaristas para tentar conter a expansão da doença pelo complexo.

Após revolta dos presos, o governo prometeu agilizar a liberação dos presos que já tenham cumprido a pena e daqueles que não foram julgados e que cometeram delitos leves, além de reforçar as medidas de higiene e saúde.

15 de maio de 2020

Paraguai destrói nove pistas de pouso e pede ajuda americana
→ Diálogo – Digital Military Magazine
→ Paraguai
→ Crimes transnacionais — Tráfico de drogas

A importância da participação do governo americano no combate a facção Primeiro Comando da Capital está ficando cada vez mais evidente. O pesquisador Ryan C. Berg chegou a afirmar que o enquadramento da organização criminosa paulista permitiria a extradição de seus líderes para cumprir suas penas em solo americano.

O governo americano já colabora com o Paraguai para combater o narcotráfico e crimes relacionados. Em dezembro de 2019, o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez se reuniu com seu colega norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca para fortalecer os laços de amizade entre os dois países e assinar acordos para combater o crime organizado.

“É importante mencionar que as atividades de cooperação entre os dois países se concentraram no combate ao crime organizado transnacional, fornecendo assistência humanitária, compartilhando conhecimento por meio de treinamento e promovendo o respeito pelos direitos humanos”, afirmou o Ministério da Defesa do Paraguai em relação à cooperação com os Estados Unidos.

Enquanto isso as forças de segurança paraguaias comemoram a destruição de nove pistas de pouso usadas pelas facções criminosas… das centenas que existem.

13 de maio de 2020


O Primeiro Comando da Capital nas prisões uruguaias
→ Radio Monte Carlo

→ Uruguai
→ Sistema Prisional

O promotor de Justiça Jorge Dias destacou a influência de traficantes estrangeiros nas prisões uruguaias que se transformaram, disse ele, em verdadeiras universidades de narcotráfico, e falou sobre sinais de ação do Primeiro Comando da Capital.

5 de maio de 2020

Quem controla os presídios?

Quem controlará o covid-19 nas prisões: o PCC ou o Estado?
→ Steven Dudley – Foreign Affairs
→ Brasil
→ Sistema Carcerário

Nas prisões, o PCC assumiu o papel do Estado, garantindo segurança e serviços críticos aos seus membros. Outras gangues criminosas da região assumiram papéis semelhantes. As gangues MS-13 e 18th Street estão entre os principais fornecedores e protetores de membros de gangues nas prisões guatemaltecas, hondurenhas e salvadorenhas. As organizações criminosas colombianas fornecem os mesmos serviços de linha de suprimento e proteção a seus membros detidos. Até gangues de prisão extremamente predatórias – como as da Venezuela – entendem que seu papel é preencher lacunas quando o estado estiver ausente.

Se os governos latino-americanos não puderem lidar efetivamente com a pandemia em suas prisões, as gangues intervirão para explorar suas falhas. Ao fazer isso, as gangues fortalecerão seu poder dentro e fora dos muros da prisão. Afinal, a quarentena em massa não é uma aberração ou obstáculo às suas operações: já é um modo de vida, tornando-as mais prontas para os efeitos econômicos e sociais do vírus. As gangues, por exemplo, serão as que tentarão conter a propagação do vírus dentro das prisões e as que escolherão quem entre os infectados recebe tratamento e quem não. Quando as linhas de suprimento são cortadas, as quadrilhas decidem quais prisioneiros recebem provisões e quais não. Quando surgem tumultos, as gangues determinam quais prisioneiros estão armados.

4 de maio de 2020

Fake vincula o ministro do Supremo Alexandre de Moraes a facção PCC 1533.

História para boi dormir — bovinos vinculam PCC ao STF
→ Chico Marés – Agencia Lupa
→ Brasil
→ Política

Só sendo muito burro ou minion para acreditar ou retuitar algo assim, mas como atualmente o gado e a burrama proliferam pelos pastos nacionais, adentrando até pelas regiões da quase extinta selva amazônica, bombou nas redes sociais a imagem de uma faixa em um presídio pedindo Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal.

3 de maio de 2020

Marcola como um menino de rua se tornou o líder da facção

Kindle Unlimited disponisa livro sobre o PCC Marcola
→ Carlos Fini — Kindle
→ Brasil
→ História da facção

O livro disponibilizado no Kindle sobre a vida do líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital. O nome que consta como sendo do autor é “Carlos Fini”, que não se dispôs a contar a história do criminoso, e sim compilar dados e apresentá-los.

É uma interessante fonte para quem procura conhecer mais sobre o líder da maior organização criminosa, encontrando os dados organizados cronologicamente.

Desde sua infância Marcola foi introduzido ao crime, começando com pequenos delitos, batendo carteiras e roubando toca-fitas e chegando, atualmente, a carregar a fama de maior criminoso vivo do país, de forma que, aos 51 anos, já passou grande parte de sua vida em presídios. Além disso, Marcos esteve na condição de interno por diversas vezes na FEBEM, atual Fundação Casa.

2 de maio de 2020


Como chegam as drogas se as fronteiras estão fechadas?
→ Luís Adorno e Alex Tajra — UOL Notícias
→ Brasil —Paraguai
→ Crimes transnacionais — Tráfico de drogas

O fechamento das fronteiras nacionais não desabasteceu as biqueiras da facção PCC, mas o custo dos insumos e o produto acabado ficou mais caro para os distribuidores que repassaram para o varejo.

Diversos fatores estão agindo sobre o preço. Boa parte do abastecimento das regiões consumidoras vinha do Paraguai pelas rodovias, agora tem que atravessar a fronteira por via aérea ou fluvial, mas a dificuldade de importação é compensado parcialmente pela impossibilidade de exportação.

A facção paulista tem diversas rotas para o envio dos entorpecentes para a Europa, onde mantêm parceria com organizações criminosas para a distribuição, no entanto o confinamento da população e a proibição de circulação pelas ruas está impedindo a venda no varejo.


1º de maio de 2020


A guerra pelo domínio de Vitória e a prisão do sobrinho do líder do PCV
→ Glacieri Carraretto — A Gazeta
→ Espírito Santo
→ Guerra entre facções

Primeiro Comando de Vitória (PCV) está em campanha para conquistar a hegemonia na organização da comunidade criminosa de Vitória. Diversas ações contra grupos autônomos e de facções inimigas tem acontecido.

O PCV Beto, Carlos Alberto Furtado, líder da facção aliada do Primeiro Comando da Capital está preso na Máxima de Viana, e seu sobrinho que cuidava de seus negócios nas ruas foi preso ontem.

Washington Damásio da Silva caiu no bairro da Penha. Em menos de um ano a polícia conseguiu capturar parte da liderança do PCV, no entanto o PCV Marujo, Fernando Moraes Pereira, continua nas ruas e a guerra continua.


30 de abril de 2020

Executor do Tribunal do Crime da Zona Leste é preso
→ Cidade em Foco News
→ São Paulo
→ Tribunal do Crime

“São pelo menos mais de 50 homicídios que ele praticou a mando da facção. Agora, as investigações prosseguem para descobrir onde os corpos estão enterrados”

delegado Carlos Alberto da Cunha

Wislan Ramos Ferreira, o Jagunço, era o juíz sem toga, sem caneta e sem o alicerce constitucional e legal, mas munido com submetralhadora e machado, Wislan julgava e aplicava como sanção mais severa a pena capital aos desafetos da facção. Entre os réus dos tribunais do crime estão alcaguetes, devedores de drogas, estupradores e “talaricos”.

Homem de confiança da cúpula da facção, foi designado, inclusive, para eliminar o delegado geral Ruy Ferraz Fontes. O plano para assassinar o chefe da Polícia Civil de São Paulo foi descoberto há cerca de seis meses, após bilhete revelando a trama ser interceptado com um preso, e o plano acabou falhando.

29 de abril de 2020


PCC passou pelo vão da porta da entrega das refeições
→ Band Uol
→ Rio Grande do Norte
→ Sistema Prisional

O PCC Pequeno, José Arimateia Faria, quase entra para a história como o primeiro a fugir da Penitenciária Segurança Máxima de Mossoró. Como ele é pequeno, daí seu apelido, conseguiu passar pela uma portinhola, usada para fornecer comida e para que algemas sejam colocadas as algemas. A fuga só falhou, porque ele pegou uma 12 da segurança e essa falhou. A tentativa de fuga foi em dezembro, mas só hoje o sistema prisional informou a falha.

28 de abril de 2020

As invasões de matas ciliares pela facção PCC 1533

Não são apenas as milícias que tem seu braço imobiliário
→ Rogério Pagnan – Folha de S. Paulo
→ São Paulo
→ Organização Criminosa

Em uma sociedade que cada vez mais busca o caminho do liberalismo nas relações econômicas, o Primeiro Comando da Capital, tem se destacado na busca de novas oportunidades de negócios.

Com um porrifólio diversificado, a facção PCC 1533, atua no mercado legal desde vendendo cachorro-quente na esquina até no ramo imobiliário e financeiro, além é claro dos produtos e serviços ilícitos.

Assim como as milícias cariocas, organização criminosa paulista tem expandido as invasões de terras em áreas verdes no entorno da capital, colocando em risco o fornecimento de água para a metrópole.

Se as milícias são financiadas por empresários e políticos, recebendo dinheiro da Alerg, resta saber até onde vai o envolvimento de funcionários e representantes públicos no processo de ocupação.

27 de abril de 2020

Arte sobre mapa da tríplice fronteira sobre o texto "PCC 1533 Rumo ao Paraguai"
Os negócios da facção PCC 1533 no Paraguai

Seguindo para o campo de batalha – PCC 1533 Paraguay
→ Rícard Wagner Rizzi – faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org
→ Paraguai
→ Organização Criminosa

No início, os PCCs que iam para o Paraguai fugindo das autoridades brasileiras chegavam com grama apenas para se esconder, mas hoje é diferente: quem chega já tem trabalho garantido:

“El Primer Comando Capital é o maior grupo armado atuando naquele país, e possui infraestrutura, armas, muita grana, plantações de maconha, distribuidoras de cigarros, está presente em todas as prisões do país, e influência na política.

26 de abril de 2020

Arte sobre trecho do Dicionário da Facção PCC 1533 sob o título "Condenado o cadastro do CE".
O Geral do Cadastro do sertão cearense

Sintonia do Cadastro Geral cai em Boa Viagem
→ pinheirinho.net
→ Ceará
→ Pacificação – Organização Criminosa

A região precisava ser pacificada, a guerra entre as facções e as disputas internas no sertão do Ceará estava chamando a atenção em todo o Brasil. As mortes, atrozes, além das vidas estava corroendo os negócios.

O Marcolinha, Erineudo dos Santos da Silva, parte para lá com a missão de acabar com essa disputa e tentar um acordo com os grupos aliados em conflitos: PCC CE e Guardiões do Estado (GDE).

Marcolinha foi preso com drogas, armas e os cadernos de registros das vendas de drogas e do pagamento da “rifa” (70 Reais cada número), e agora sua sentença foi estabelecida: 18 anos de reclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se faz para entrar como membro do PCC.

Eu não concordei com o velho François-Marie Arouet ao dizer que se olharmos com os dois olhos, enxergaremos melhor: com um olho veríamos as coisas boas, com o outro as coisas ruins. Por isso, segundo ele, seria importante evitar fechar um para abrir bem o outro.

Meu velho François, leia com seus dois olhos bem abertos como se pode ingressar no Primeiro Comando e me diga: onde está o lado bom? Eu só conseguir ver o lado negro, mesmo sem ser caolho, por isso vou lhe contar o caso do irmão Cara de Bola.

Ele, que era torre do PCC e responsável pela distribuição das drogas na cidade de Indaiatuba, explicou com detalhes como se ingressa na facção, pois caiu em uma escuta ao ligar para o irmão Boquinha. Foi assim que ficamos sabendo de tudo:

Nepotismo

O irmão X tornou-se membro da facção por ser irmão de sangue do Tio, ou irmão M, um general na hierarquia do Primeiro Comando da Capital forte em em Indaiatuba, na época. Essa é uma das formas de ingresso: sendo parente de outros membros. Nem …

Como se faz para sair do PCC?

Se tá de sacanagem né, você acha que o Primeiro Comando da Capital é putaria? Entra quando quer, sai a hora que quer, de boa? Não é bem assim não, se virou crente e quer tirar a camisa, ou tem alguma coisa com tua família...

Vou falar pra você, essas são as perguntas que mais aparecem por aqui, e eu falo para procurar o sintonia e trocar ideia, é assim que se faz.

Mas por que não escrevi sobre isso antes? Por que eu fico na minha, só que agora fui cobrado, alguém leu no site do Terra que é putaria e acharam que fui eu:

Quando sair, tem que rasgar a camisa e ficar de boa", diz um homem por telefone, após ser retrucado por uma mulher investigada: "Não tem que rasgar a camisa, não; tem que arrancar a cabeça dele"

PCC decide permitir que integrantes deixem facção
Meu, quem falou essa idiotice foi o site Terra que começa mais ou menos assim:

"Pela primeira vez desde que surgiu nas prisões paulistas, no início da década de 1990, a organização criminosa Primeiro Comando da…

Quem são e o que fazem os disciplinas do PCC 1533?

Houve um tempo em que eu acreditava em um mundo ideal, onde a polícia defenderia as pessoas com justiça, mas esse tempo acabou. A pesquisadora Deborah Rio Fromm Tinta também não acredita que a força policial deva impor pela força sua autoridade…
"Logo me dei conta que uma rodinha de disciplinas estava por ali também. Fiquei mais tranquila. ... Vários pontos de conflito que emergiram foram apaziguados graças à mediação dos disciplinas."O humorista Márcio Américo, que certa época da vida foi um assíduo frequentador do local concorda:
"A polícia e a prefeitura apenas fingem ter controle do local, completamente dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), por “propaganda superficial”Deborah Rio, durante o trabalho de campo que fez em 2015 bem na conturbada Cracolândia ela acompanhou de perto a ação dos “disciplinas” do Primeiro Comando da Capital (PCC 1533) que negociaram com traficantes, usuários de drogas, jornalistas, policiais, e autoridades públicas.



Os disciplinas …

Estatuto do Primeiro Comando da Capital PCC 1533.

VEJA TAMBÉM O ESTATUTO PCC 1997
Revisto e atualizado em 2017.
A Sintonia Final comunica a todos os irmãos que foram feitas algumas mudanças necessárias em nosso Estatuto. O PCC foi fundado em 1993. Comemoramos esta data no dia 31 de agosto de todos os anos, mas 24 anos se passaram e enfrentamos várias guerras, falsos criminosos foram desmascarados, sofremos duros golpes, fomos traídos inúmeras vezes, perdemos vários irmãos, mas graças a nossa união conseguimos superar todos os obstáculos e continuamos crescendo.

Nós revolucionamos o crime impondo respeito através da nossa união e força que o certo prevalece acima de tudo com a nossa justiça, nós formamos a lei do crime e que todos nós respeitamos e acatamos por confiar na nossa justiça.

Nossa responsabilidade se torna cada vez maior porque somos exemplos a ser seguido.


Os tempos mudaram e se fez necessário adequar o Estatuto à realidade em que vivemos hoje, mas não mudaremos de forma alguma nossos princípios básicos e nossas diretrizes,…

PCC ― Facções aliadas, inimigas e neutras

agosto 2018 Facções criminosas aliadas da Família 1533 (28)Acre: Bonde dos 13 (B13) e INFARA

Amapá: Terror

Bahia: AGEITA Q É NÓIS, Bonde do Maluco (BDM), Caveira e Katiara

Ceará: Guardiões do Estado (GDE)

Espírito Santo: Primeiro Comando de Vitória (PCV)

Goiás: ADE, Bonde dos Cria, Bonde do Osama e Família Monstro

Maranhão: Bonde dos 40 (B40)

Pará: Comando Classe A (CCA)

Pernambuco: Cachorros, Coringa e USA (GRUPO)

Rio de Janeiro: Amigo dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP)

Rio Grande do Sul: Conceição, Os Abertos, Os Mano, Taurus e V7

Roraima: Primeiro Comando do Panda (PCP-RO)

Santa Catarina: Comando Leal (CL) e Primeiro Comando Revolucionário Catarinense (PCRC)
Facções criminosas inimigas da Família 1533 (18)Alagoas: BDL e COMICAO

Amapá: UCA-(OBS) e APS

Amazonas: Família do Norte (FDN)

Bahia: Primeiro Comando de Esperantina (PCE) e

Ódio e rancor é o que passa pela mente de um preso

Para início de conversa vou esclarecer que Vania é uma assassina confessa, que nunca pertenceu ao Primeiro Comando da Capital (PCC 1533), cujo nome não tem acento mesmo. Na verdade não é só o nome que não tem acento, ela mesma não me pareceu muito assentada — e depois que ela matou uma velhinha acabei tendo certeza disso.

Você já passou por uma prisão? Seja como visitante ou ficando uns tempos por lá? Se sua resposta foi sim, bem, nem precisa ler esse texto, pois você já sabe por experiência própria o que é ouvir histórias de ódio e rancor de dezenas de pessoas todos os dias por anos a fio.

Foi a Lúcia quem me deu a ideia de contar para você o que a Vania contou para a Gisele, que recontou para mim, e que agora eu conto para você. — nossa, dito assim parece fofoca, deixa eu colocar isso de outra forma:

A Professora Lúcia Dammert afirmou no artigo Gang Violence in Latin America que o ambiente prisional acentua os problemas psicológicos, e Gisele Flôres apresentou em sua tese para a …

Prefeitos da cidade de Itu - 1948 à 2020.

1948 à 1951 - Waldomiro Correa de Camargo1952 à 1955 - Felipe Nagib Chebel1956 à 1960 - Galileu Bicudo1960 à 1964 - Waldomiro Correa de Camargo1964 à 1968 - João Machado de Medeiros Fonseca1969 - Galileu Bicudo - Eleito e cassado pelo Regime Militar1969 - Vereador Prof. Mário Macedo Júnior — interventor federal1970 - Gel. Agostinho Teixeira Lopes e Gel. João Paulo da Rocha Fragoso — interventores federais1971 à 1972 - Olavo Volpato — mandato tampão1973 à 1976 - Lázaro José Piunti1977 à 1982 - Olavo Volpato1983 à 1988 - Lázaro José Piunti1989 à 1992 - Sérgio Henrique Prévidi1993 à 1996 - Lázaro José Piunti1997 à 2000 - Leonel Salvador2001 à 2004 - Lázaro José Piunti2005 à 2012 - Herculano Castilho Passos Júnior2013 à 2016 - Antonio Luiz Carvalho GomesTuíze2017 à 2020 - Guilherme dos Reis Gazzola

O assassinato do Dr. Humberto da Silva Monteiro.

Um julgamento histórico presidido pelo juiz Dr. Hélio Villaça Furukawa ocorrido em Itu em Outubro de 2009, nele o bombeiro reformado e ex-segurança do Ituano Futebol Clube, Nicéias de Oliveira Brito, foi condenado por planejar e mandado executar o advogado Dr. Humberto da Silva Monteiro e o jornalista Josué Soares Dantas Filho.

Os jurados aceitaram a tese defendida pelo Promotor de Justiça Dr. Luiz Carlos Ormeleze que afirmou que a execução do crime teria sido encomendada por Oliveira Júnior ao seu segurança particular e homem de sua inteira confiança, o Brito.

A pena foi fixada em doze anos e cinco meses e dez dias de prisão em regime fechado pelo homicídio consumado (Dr. Humbeto) e de tentativa de homicídio (Dantas Filho), com dupla qualificação: motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

Dr. Humberto era advogado do Ituano Futebol Clube, assessorava o Prefeito Herculano Castilho Passos Júnior, e o Vice-prefeito Élio Aparecido de Oliveira, conhecido como Oli…

O talarico foi morto. E agora o que acontecerá?

O peixe morre pela boca, Salvador Luiz também. Salvador não era homem de deixar barato não, e poucos o encaravam, pois bastava beber e passava a ser um problema para a vizinhança, mas quando sóbrio era uma boa pessoa. Não creio que alguém de fato duvide que as acusações que pesavam sobre ele eram falsas. A garota estava lá, disponível o enquanto o companheiro mofava no sistema carcerário. Mulher de preso (mesmo do PCC) também tem necessidades, e Pâmela tinha as suas. Ela era usuária de drogas, precisava também se manter e seu companheiro estava preso. As volúpias que passavam pela cabeça de seu vizinho Salvador podem ter se realizado, ou não. Ela nega, sempre negou. Conhecia e sempre o visitava, mas nunca foi tocada por ele. Mas Salvador espalhou saia com ela, além de manter um relacionamento íntimo e lhe dar dinheiro para as drogas. Oh, quando a volúpia que se transforma em palavra pode ser mortal. Nada justificaria a mentira que Salvador estaria contando sobre ela, se é que não era verdad…

É crime possuir o Estatuto do PCC 1533?

VEJA TAMBÉM O ESTATUTO PCC ATUALIZADO 2017 VEJA TAMBÉM O ESTATUTO PCC ORIGINAL 1997
No Brasil, os órgãos de segurança pública e a mídia em geral apresentam a problemática de forma distorcida, promovendo a produção e a reprodução contínua de uma certa “demonização” do crime organizado; é comum qualquer atividade criminosa praticada em co-autoria ser taxada como ação de caráter mafioso e atribuída às organizações criminosas.

Tal ideologia midiática, empregada maciçamente, aparentemente influencia o legislador, o que permite a emissão de juízos de valores precipitados e/ou equivocados que, na opinião de Gamil Foppel El Hireche, geram a falsa crença de que “a definição comum prega, em essência, finalmente, que o crime organizado é o crime organizado1, havendo ainda outra igual conclusão, e não menos pífia, de que o crime organizado é a criminalidade organizada.

Apesar de cientificamente não ser recomendável, insta aqui emitir a seguinte indagação:  ̶  como punir alguém por pratica delituosa…